3.Concurso - Se eu fosse...cientista!

"Carta aos pais"

Queridos pais,
estou a escrever-vos esta carta para vos manter informados da minha carreira profissional. Por aqui está tudo bem, o trabalho tem sido árduo, contudo é bom sinal!
Como sabem, não só sou professor de Física na Universidade Gueion, aqui em Negev e titular do Departamento de Energia Solar e Física Ambiental, como também pertenço ao Centro Nacional de Energia Solar de Israel. Ao fim de algum tempo e de vasto trabalho, consegui criar algo no domínio das energias renováveis que contribuiu para a evolução da ciência.
Na Universidade de Oxford realizei várias pesquisas na área da Física e do domínio da aplicação da energia solar.
Depois de interiorizar alguns conhecimentos do domínio da energia solar, com o objectivo de melhorar a eficiência dos painéis formados por células fotovoltaicas, resolvi concentrar a luz proveniente do sol, utilizando um enorme espelho côncavo. A luz reflectida é captada pelo painel, gerando, nos seus terminais corrente eléctrica, e esta podia ser utilizada para outros fins, com vista a viabilizar economicamente a energia solar. Isto não passou de uma aplicação feita por mim quando era criança, quando tentava queimar as formigas indefesas através de uma lupa onde se fazia incidir a luz solar. Lembram-se?
Isto é aquilo por que me interesso desde criança, e decidi dedicar a minha vida à ciência, nomeadamente às energias renováveis, sendo a que mais me desperta interesse, a energia solar. A maioria das pessoas consideram que a energia solar parece uma eterna promessa, enquanto eu considero que esta pode ser mais barata, do que a que provem dos combustíveis fosseis. Devemos agir e não estar à espera que a tecnologia amadureça por si só, em busca de paneis orgânicos baratos, acho que está na hora de transformar a promessa de vários cientistas numa realidade.
Espero que estejam orgulhosos com a minha carreira e assim me despeço com beijinhos e abraços do vosso querido filho David Faiman.


Ciência HojeCiência Viva